POPULAÇÃO
Travanca tem 279 residentes e 450 eleitores recenseados.
Cerca de 10% dos habitantes são crianças e jovens, correspondendo 50% aos adultos em idade activa. Relativamente aos idosos, representam 40% da população local.

DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO
Em Travanca, a actividade de mais rendimento continua a ser a agricultura, actualmente um pouco mais desenvolvida pela maquinaria. No entanto, a agricultura mantém-se de subsistência, a população produz para consumo próprio e não para venda. Ainda no sector primário, outras actividades tomam relevo na economia da freguesia: a apicultura, a pecuária e as plantações de morangos.
O sector secundário ainda não tem grandes expressões, mas já é notório algum investimento na construção civil.
No que se refere ao sector terciário, Travanca dispõem apenas de pequeno comércio, que é suficiente para satisfazer as necessidades básicas da população.
Assim, o número de postos de trabalho ainda é reduzido, mas denota-se um aumento gradual, que faz prever uma evolução na freguesia.

No âmbito da acção social, a freguesia tem um Centro de Dia que presta apoio domiciliário a idosos e necessitados.
O Posto Médico, apesar de já estar concluído, ainda não se encontra em funcionamento devido à falta de uma equipa médica. Assim, os habitantes que necessitam de apoio médico têm de recorrer aos serviços de urgência do Centro de Saúde da vila.
Os jovens encontram material lúdico e de lazer à disposição na sede da Junta de Freguesia.

O campo escolar de Travanca abrange apenas o nível de ensino primário. Existe uma escola de Ensino Básico, frequentada por oito alunos e onde leccionam dois professores, um dos quais de ensino especial.
A escola tem boas condições, quer interior, quer exteriormente. É circundada por um belo jardim, tem um parque de diversões e um campo de futebol.